Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Serendipidade

(inglês serendipity) substantivo feminino 1. A faculdade ou o acto de descobrir coisas agradáveis por acaso. 2. Coisa descoberta por acaso.

Serendipidade

(inglês serendipity) substantivo feminino 1. A faculdade ou o acto de descobrir coisas agradáveis por acaso. 2. Coisa descoberta por acaso.

Substituições para reduzir calorias

Apetece-me bolo de cenoura, mas como sei que não devo fui procurar uma forma de minimizar o estrago (substituir o óleo por courgette) e encontrei este post do blog o Quiosque do Ken, do qual retirei alguns dos pontos:


 


#1 SUBSTITUIR MANTEIGA POR BANANA, COURGETTE, BETERRABA

Nas receitas tradicionais sempre que quiserem cortar na gordura é substituir a mesma quantidade por banana esmagada, courgette ralada ou beterraba (esta última funciona melhor em bolos com chocolate). Não se nota diferença e o sabor fica igualmente BOM. Nestas coisas há que ir experimentando...é uma espécie de tentativa e erro...mas normalmente não falha. Há quem também use o abacate...eu nunca experimentei...está na minha lista de experiências


#2 SUBSTITUIR NATAS POR IOGURTE OU NATAS MAGRAS

Há sobremesas em que isso não se consegue fazer. Mas na maioria é tiro e queda! Nas tradicionais de BavaroiseCheeseCake...etc...ninguém dá conta e o sabor fica exactamente o mesmo. A dica é válida para os pratos salgados que levam natas como por exemplo Strogonoff  ou o tradicional atum com natas. Esta regra também se pode aplicar na substituição da maionese em alguns molhos e pastas.


#3 MISTURAR FARINHA NORMAL COM INTEGRAL

Para além de enriquecer o produto final com mais fibra, aumenta o poder saciante e reduz a quantidade de açucar. É simples. Quando numa receita  a quantidade for 200 gr de farinha é substituir metade por farinha integral, farinha de arroz...etc! O resultado final é surpreendente.


#4 UTILIZAR CHOCOLATE COM 75% DE CACAU

Quanto maior a quantidade de cacau menor a concentração de açúcar e mais intenso o sabor. Menos açúcar, mais cacau...melhor é o sabor.


#5 REDUZIR AS QUANTIDADES DO AÇÚCAR 

Mais uma dica que funciona na maioria das sobremesas e bolos. Se reduzirem 1/3 do açúcar do que está indicado na receita não irão notar diferença e o produto final ficará mais leve e igualmente saboroso!


#6 UTILIZAR LEITE MAGRO

Esta é uma dica fundamental para a confecção de alguns pratos. Sobretudo molhos. Aplica-se muito bem  na confecção de molhos como o Béchamel. Mas atenção: se há doces, como o Leite Creme que se fazem lindamente com leite magro, outros como o Arroz Doce não ficam bem (não fica cremoso...fica líquido...e aqui a solução é outra - apresentada abaixo).

 


 


O meu bolo vai ter então as seguintes substituições:


 


1. Açúcar por adocante


2. Óleo por courgette


3. Farinha branca por mistura de farinha integral com branca


 


No fim, não pode fazer assim tão mal, certo? A receita aparecerá no blog: Cozinha De Família, mas ponho aqui a referência e umas fotos :)